Destaques

27 de set. de 2016

3ª Temporada x Bess - Livro 9 - A Batalha de Culloden



       
Diana diariamente responde perguntas e faz comentários sobre os livros e a serie de TV em um fórum que ela frequenta desde que começou a escrever #Outlander, e aqui vamos reproduzir uma resposta a duas fãs que servem a todos que esperam ansiosos a publicação de BEES (Livro 9 -GO TELL THE BEES THAT I AM GONE) e a estreia da Terceira Temporada, onde o primeiro capitulo será a Batalha de Culloden.
       
Cara Merri e Cristina, (E todos os fãs dos livros e da serie...)
       
Admiro a sua fé de criança em um autor ter qualquer poder sobre o que um programa de TV escolhe, faz e adapta em seu trabalho. <Risada Irônica>
       
Acabei de ganhar uma luta e perdi duas (ganhei uma grande, perdi duas pequenas) no que diz respeito ao mais recente roteiro que foi enviado para eu comentar o assunto fazendo isso parte do progresso.
       
Dito isto, Ron e companhia são de fato muito respeitosos pelo trabalho, seus fãs, e eu. Eu tenho uma voz, embora não possa dar veto ou coagir. E com justiça, há coisas que posso fazer no texto que eles simplesmente não podem fazer na serie, e há uma grande necessidade de condensação e de reestruturação, devido ao fato de que eles têm treze episódios de uma hora para contar uma história que não pode sequer ser lida em voz alta em menos de 44 horas.
       
Eu entendo tudo isso, em muitas direções (com histórias escritas em um meio visual e, mais recentemente por ter escrito e estado no terreno fazendo um script TV para esta serie), e no geral, estou espantada com a qualidade da produção, em todos os aspectos do planejamento e da escrita para filmar e editar. E, por sorte, todos nós nos damos bem. <Risos>
       
Então, o que disse a respeito à Batalha de Culloden, eles precisavam filmá-la. Eu não só não precisava ver, eu nunca a mostrei de qualquer maneira em tempo real, mas preferi apenas mostrar o acumulo para isso e suas consequências. Isso, em um ambiente de texto, é muito mais poderoso, porque eu poderia evocar a imaginação e empatia do leitor sobre o que aconteceu no campo, não me limitando a experiência de uma pessoa. A serie não pode fazer isso, por razões variadas, a mais óbvia das quais é o meio visual, e as imagens são de onde deriva a maior parte de seu poder de contar uma história.
       
Então, eles me perguntaram se eu sabia o que aconteceu com Jamie, Black Jack Randall, etc., na Batalha de Culloden. Na verdade, eu sei. <Risos>
       
(Acrescento espaço para Spoiler aqui devido fazer referência a uma cena que estará no Livro 9)
       
       
       
Eu também escrevi a cena (Vá Diga as Abelhas que eu já Estou Indo) na qual descobrimos sobre o que aconteceu. Mostrei a Maril e Ron (e, por extensão, aos roteiristas) aquela cena.
       
ESTÁ BEM. Então, é a versão cinematográfica idêntica com a versão "real"? Não. Foram ajustada para a televisão <risos>, em termos do drama visual, nada quase tão confuso e violento e cheio de grunhidos e confusão quanto à coisa real, mas também não está atraiçoando ou traindo o que realmente aconteceu. Só faz o que a serie sempre faz, separa os elementos do original, reproduzindo algo (ocasionalmente omite coisas no tempo ou no fluxo dramático que não esteve aqui), e dá uma razoavelmente boa conta visual do original, embora pouco condensado e refratado.
       
Agora, obviamente, você não vai ler BEES Antes da Terceira Temporada estrear e Culloden será o primeiro episódio. Mas eu estou razoavelmente certa de que você não vai estar consternado com as diferenças entre a serie e o livro. (Por um lado, o contexto é completamente diferente. No livro, Jamie está recordando os acontecimentos muitos anos depois, em um contexto profundamente emocional. Na serie, você está vendo isso em tempo real, e ele está apenas lutando.)
       
Eu quero por um registro, porém, que eu escrevi o que aconteceu antes da serie filmar sua versão. <Risos>
       
Diana Gabaldon

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in