Destaques

10 de ago. de 2015

Entrevista com Diana Gabaldon: Outlander vai ter um final feliz?

A autora americana Diana Gabaldon conquistou corações e mentes de milhões de leitores com seu aclamado romance sobre viajem no tempo, Outlander. Ela já lançou um compêndio belamente ilustrado, que abre uma porta, através das pedras, para o mundo mágico em que se encontra e apresenta a teoria de Gabaldon para viagem no tempo. Aqui, ela diz a YW as respostas para as perguntas mais frequentes dos fãs. Leia a tradução para entrevista de Diana Gabaldon, abaixo:





Você já foi para a Escócia?
Eu nunca estive lá quando enquanto escrevia Outlander, eu criei o livro inteiramente a partir de pesquisas na biblioteca. Eu recebi parte do dinheiro antecipadamente da venda de Outlander e fui para a Escócia, enquanto trabalhava em A Libélula. E foi (felizmente?), assim como eu  imaginei. Eu estive lá várias vezes desde então, para participar de excursões sobre os livros, e pretendo voltar logo que tiver uma nova oportunidade.





De onde você tirou a ideia para um romance sobre VIAGEM NO TEMPO?
Eu tinha a intenção de fazer Outlander ser um romance histórico normal, mas quando eu apresentei Claire Beauchamp Randall, ela não cooperou. Dougal perguntou-lhe quem era ela e, sem que eu parasse para pensar quem ela deveria ser, ela endireitou-se, olhou agressivamente para ele e disse: "Claire Elizabeth Beauchamp. E quem diabos é você? " Ela prontamente tomou conta da história e começou a falar sobre ela mesma, fazendo suas pequenas observações modernas sobre tudo. Neste ponto, eu dei de ombros e disse, tudo bem. Ninguém nunca vai ver este livro, então não importa as coisas bizarras que eu fizer – vá em frente e seja moderna e eu vou descobrir como você irá para lá mais tarde. Assim, a viagem no tempo foi inteiramente culpa de Claire.





VOCÊ É CLAIRE?
Bem não. Embora, é claro, eu sou todos os personagens; afinal de contas, eu tenho que ser. Mas se você está se perguntando se eu criei o personagem de Claire, baseada em mim mesma, não, eu não fiz isso.





QUANTO TEMPO você leva para escrever um livro?
Levei 18 meses para terminar Outlander, cerca de dois anos para A Libélula no  Âmbar e o Resgate no Mar, e mais ou menos dois anos e meio para Tambores do Outono. Os livros ficaram mais longos, e um pouco mais complicados. Além disso, eu passei mais de quatro meses na estrada, participando de eventos, e viagens promocionais para divulgar O Resgate, e isso tende a cortar o tempo da escrita. Sou extremamente lenta e quando volto e eu reescrevo e edito, palavra por palavra, frase por frase, em seguida, volto atrás e mudo as palavras de novo. Em média talvez duas ou três páginas por dia, exceto no final do livro. Neste ponto, quando eu sei o que estou fazendo e onde tudo se passa, eu escrevo de 10 a 15 páginas por dia e durmo muito pouco.





COMO SERÁ O FIM DA HISTÓRIA? Vai ter um final feliz?
Eu acho que os livros sobre Outlander irão acabar por volta de 1800, na Escócia. Se isso lhe diz alguma coisa, bom para você. O último livro vai ter um final feliz, embora eu confio e espero que ele vá deixar, com certeza, os leitores inundados em lágrimas.




Artigo Original / Tradução Outlander Brasil

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. "Vai acabar em 1800, na Escócia. Se isso lhe diz alguma coisa, bom para você". Pra mim diz: Jamie terá mais ou menos 79, 80 anos, e Claire mais que isso. Estarão velhinhos, então... Mesmo assim, não consigo encarar a morte desses dois.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não é por acaso que alguém escreva uma história tão incrível como essa e tão além da nossa imaginação dos dias de hoje, baseada em fatos, mas, inicialmente de uma pesquisa em biblioteca...tem tanto detalhamento de sentimentos tão humanos e diversos...e mostrar aquele casal marcados por um encontro como que se eles estivem se buscando de alguma forma inconsciente sem tempo nem espaço e quando se encontram não entendem bem, mas, sabem que estão em uníssono, é um "Encontro"...e toda a história da Escócia e os clãs...que lugar...que história...que talento para transformar tudo isso numa obra-prima...Incrível!!!

    ResponderExcluir

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in