Destaques

9 de ago. de 2015

Jamie Fraser: Retrato do dia dos pais

Fonte da Imagem: Flickr

No dia dos Pais, nos Estados Unidos, Diana divulgou este lindo texto escrito por uma fã. Nós traduzimos o texto para você, para comemorarmos juntos o nosso Dia dos pais. Parabéns a todos os pais brasileiros!


Atenção! O texto abaixo contém spoilers de todos os livros.



Todos os anos, o Dia Dos Pais é comemorado nos EUA em um domingo em junho. Este dia é muitas vezes cheio de encontros de churrascos e presentes e alguns laços familiares realmente feios! Este dia maravilhoso em família pode ser agridoce para muitos, incluindo eu mesmo. Memórias de relacionamentos imperfeitos, emoções complicadas e arrependimento tendem a estar em suas cabeças. Levei anos de vida e reflexão para ser capaz de olhar para essa relação especial com qualquer aparência de objetividade. Eu tinha que me tornar um adulto com crianças adultas antes que pudesse realmente começar a entender o meu pai. Eu ouvi pessoas dizerem, quando se discute a disfunção parental, "ele fez o melhor que podia com o que tinha". Eu não tenho certeza de que foi verdade no caso de meus pais. Parece que ele se deu um monte de trabalho. Eu decidi que, em última análise, por vezes, as pessoas tomam decisões pobres e as consequências para si e para aqueles ao seu redor podem ser devastadoras. Eu também descobri que é difícil viver uma vida saudável e feliz sem ser capaz de deixar ir e perdoar. Meu pai era um ser humano cujas escolhas autoconscientes deixaram sua família sofrer e eu o perdoei.



Minha imagem do que um bom pai deve ser vem de algum lugar que não seja a minha própria casa. Pessoas que crescem em casas como a minha, muitas vezes não têm ideia do que é normal. Esta é a nossa experiência e algo ou alguém tem de vir a alterar a nossa percepção. Para mim, foi nos livros. Eu encontrei exemplos de bons pais e famílias nutridas entre as páginas de livros.



Eu aprendi nos livros, lições que deveriam ter aprendido com meu próprio pai. Eu aprendi que se pode confiar nos pais. Eu aprendi que os pais são protetores. Eu aprendi que os pais podem ser líderes espirituais e emocionais em uma família. Eu aprendi que os pais não têm medo de dizer quando você está errado. Eu aprendi que os pais vão caminhar ao seu lado e estar lá quando você precisar deles. Eu aprendi que os pais deliciam-se com as suas realizações. Eu aprendi que os pais vão ouvi-lo e amá-lo só porque você é você.



Eu encontrei em Jamie Fraser da Serie Outlander de Diana Gabaldon a personificação destas características. Ao desenvolver o personagem de Jamie, Diana Gabaldon decidiu torná-lo forte, leal, digno de confiança, espiritual, e, evidentemente, ela decidiu que seria uma reviravolta interessante para fazê-lo sofrer. Aqui está um homem que daria um excelente pai e ainda, sua oportunidade de ser pai é constantemente negada!



Jamie realmente acredita que as crianças são uma bênção e trata seus filhos como um dom de Deus. Faith, Brianna, William, Jem, e a pequena Mandy, todos têm um pedaço do coração de Jamie. Mas, todas às vezes, um pedaço desse coração está em falta e está de luto. Pais ausentes são muito lamentados por crianças nessa situação, mas ausentes? Deixe isso para Diana nos dar uma perspectiva diferente. O que acontece quando um homem que anseia por crianças e essas crianças lhe são negadas? Ele tem sentimentos e relações muito complicadas. Vamos dar uma olhada.



Faith: Durante a primeira gravidez de Claire, ela pergunta se ele Jamie está feliz com o bebê. Ele responde que ele está com medo e, "mas quando eu penso em você com nosso filho em seu peito... Eu me sinto tão vazio quanto uma bolha de sabão e posso explodir de alegria." Este é um homem que quer um filho, mas lhe é negado à oportunidade de estar presente mesmo quando sua mulher aborta. O leitor tem que saber quanto de culpa Jamie carrega com ele sobre a perda dessa criança, apesar das garantias de Claire que ela provavelmente teria perdido o bebê de qualquer maneira. Como sabemos nos livros mais tarde, Jamie nunca esquece sua primeira criança.



William: Jamie, agora é um trabalhador escravo, é chantageado na cama por Geneva Dunsany. Ela se casa com William na barriga e nasce como filho legal de outro homem, um conde. Jamie é um pai, mas não pode reivindicar seu filho sem arruinar as vidas de muitos. O filho de Jamie fica órfão e, no entanto, Jamie ainda não pode reclamá-lo. William é remetido aos cuidados de seus avós e tia e a Jamie é oferecido um fim à sua prisão por seu papel no trabalho com William o Ellesmere mais velho. Depois de anos sem liberdade, Jamie poderia voltar a ser seu próprio homem e ir para casa, mas ele escolhe ficar perto de seu filho, apesar de nunca ser capaz de revelar a paternidade a William. Quem poderia esquecer Jamie descrevendo espiar por uma brecha através de uma janela para dar uma pequena olhada em seu filho. Ele é admirado.



Através dos primeiros anos, nós vemos interagir com pequenino William. Ele torna-se um modelo para seu filho, apesar da diferença de classes. Ele cuida, passa o tempo e ensina William. De uma forma muito real, Jamie é uma "figura paterna" para Willie. Em minha opinião Jamie foi como um bom pai para William como ele poderia ser. Jamie toma uma decisão de que resultou no enriquecimento de ambas as suas vidas. Eventualmente, a semelhança de William com Jamie coloca os dois em perigo. Eu sei que é difícil para o leitor moderno entender por que Jamie simplesmente não diz às pessoas que ele é o pai de Willie. É um momento diferente. Seu filho é um conde e, como resultado tem todas as vantagens que vêm com a sua estação. Você tirar isso dele? Você o rotularia como um bastardo? Você faria com que os Dunsanys se envergassem sobre algo que você fez? Jamie acredita que a culpa é dele e de sua filha que morreu então ele pode agora tirar seu neto? Não. É complicado e de cortar o coração. Com a garantia de que Lord John Grey vai ser um pai adequado e carinhoso, Jamie faz o sacrifício de deixar seu filho.



Mais tarde, há outra cena em que Jamie começa a passar tempo com William. Eles estão nas montanhas de Fraser Ridge e, como das outras vezes Jamie estava com William, ele deve ter cuidado para não revelar a verdade. Quando a tia/mãe de William morre e seu padrasto está doente. Meu coração se parte por Jamie quando ele sub-repticiamente oferece conforto e envolve William em seus braços. Ele vai dormir segurando o filho que ele não pode reclamar. A paternidade continua a ser negada deste homem maravilhoso e carinhoso.



A cena explosiva em 17 Chestnut Street, entre William, Lord John e Jamie foi arrasadora. Eu queria passar através das páginas e dizer a Will que Jamie é um homem bom! Eu queria dizer que não há nada para se envergonhar porque seu pai é um rei entre os homens. Eu queria dizer que você não se lembra de Mac? Ele deve porque ele ainda usa o rosário de madeira que Jamie lhe deu. Eu posso ouvir a saudade na voz de Jamie quando ele diz a William que ele é um papista fedorento sujo. Mas, como as outras crianças que descobrem que não é quem ele pensava que eram Will não é facilmente pacificado. Ele está com raiva e se sente traído. Jamie nunca teve a intenção que William soubesse, mas agora que está aqui, ele vai lidar com as repercussões mesmo que isso significasse o seu filho vai odiá-lo. Mais encontros com William só servem para revelar que Jamie é um homem que qualquer filho poderia admirar. Ele permanece fiel às suas crenças e não vai falar mal da mãe de Will, mesmo quando é dada a abertura. A última cena entre os dois é incrível. Sem dizer às palavras que Jamie diz a Will que o ama. Eu estava às voltas e deseja muito esse relacionamento. Eu quero uma reunião de pais e filhos.



Brianna: Uma das cenas mais comoventes que eu já li, em qualquer livro, é a cena em que Jamie olha para fotos de Brianna. Ele está tão comovido com o que ele vê que é incapaz de sequer segurar as imagens estáveis. Com a ajuda de Claire ele faz parecer ser um milagre ver a criança que ele pensou que perdeu para sempre. Ele então se vira para Claire e se desfaz em seus braços. A profundidade do sentimento revelado naquela cena me leva às lágrimas. Este pai ama sua filha só porque ela existe. Ele não tem outra oportunidade para aprender o máximo que pode sobre as expectativas de sua amada menina. "Me conte mais sobre ela", ele pede a Claire. Ele se deleita em ouvir histórias de Brianna, sua menina corajosa.



Quando é dado a Jamie finalmente a oportunidade de ser um pai para Brianna, ela já é uma adulta. Ela vem de uma época diferente, com diferentes costumes sociais e culturais e ama outro homem como seu pai. Vemos Jamie navegar seu caminho através destas complicações. Às vezes, ele faz certo e às vezes ele não (Roger) faz, mas sempre ele é motivado por seu amor e dedicação ao seu filho. Quem pode esquecer Jamie segurando sua filha de um e oitenta em seus braços e cantando para ela seu amor, tranquilo e protetor. Eu adoro ver a relação em desenvolvimento entre estes dois. Ele finalmente chega a ser o pai que ele quer ser.



E então... eles todos vão... para o que ele acredita que será para sempre. Eu fico com um nó na garganta pensando sobre isso e eles não são meus filhos!



Provavelmente a evidência mais convincente de que Jamie é um pai maravilhoso é a relação que ele tem com as crianças que não são de seu sangue. Fergus, Lizzy, Joan e Marsali para citar algumas. A cena do casamento entre Fergus e Marsali quando Jamie dá a Fergus seu nome? Jamie puxando Fergus da piscina e embalando em seus braços? Fergus explica isso melhor depois que ele diz que ele poderia ter um pai procurando por ele. Ele quer acreditar no sonho de ser o filho perdido de um grande homem. Ele percebeu que ele não tinha necessidade de sonhar, porque ele já era o filho de um grande homem.



A história de Diana me dá esperança de que as pessoas possam optar por ser diferentes de seus exemplos. Brian Fraser escolheu ser um bom pai, quando ele não teve um pai amoroso para si próprio. Como resultado, Jamie era o filho de um grande homem. As escolhas e orientações de Brian afeta as gerações vindouras. Gostaríamos que todos tivessem a sorte de ter um pai como Brian ou Jamie Fraser.



Eu acredito que os livros podem fazer mais do que entreter. Eles podem ajudar a nos dar perspectivas diferentes, ajudar a nos curar e nos dar exemplos maravilhosos... de amar pais atenciosos.





Texto Original / Tradução Outlander Brasil

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Emocionante relato! Jamie realmente nos arrebata simplesmente por sua idiossincrasia peculiar, diferente da comoção sexual que a série televisionada causou às fãs emergentes, a profundida da personalidade e caráter de fato é o que conquista. Obrigada pela postagem linda. Que o espírito de Jamie contamine a outros homens que não se dão conta dos valores de seus filhos. Bravo!

    ResponderExcluir
  2. Só quem leu os livros entende a profundidade do caráter de Jamie e sua paternidade tantas vezes lhe negada; é de partir o coração. Muito diferente do tão valorizado sexy simbol da TV. Mas enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem a segunda parte do livro 8 outlander, escrito com sangue do meu próprio coração? Se tiver me envie por email: narumanemarques@hotmail.com
      Só consigui esse livre em francês.
      A primeira parte já tenho.

      Excluir
    2. Amei o texto a visão , me identifico muito com ele , a personalidade , por ser muito parecida com a minha , amo os livros e a série televisionada, e não acho que o ator o "sam" seja só um sex sinbol, a atuação dele é muito forte, a química que ele tem com a Claire , e se ele é bonito paciência , no livro diz que o jame é bonito, mas pra mim a atuação é perfeita

      Excluir
  3. Vc tem a segunda parte do livro 8 outlander, escrito com sangue do meu próprio coração? Se tiver me envie por email: narumanemarques@hotmail.com
    Só consigui esse livre em francês.
    A primeira parte já tenho.

    ResponderExcluir
  4. e o filho de James no sétimo e oitavo livros? estou ansiosa. William. quem será o ator? falaram que seria esse ator. vamos aguardar. tomara que seja bom
    https://brodiemcmaster.tumblr.com/post/631491286668656640

    ResponderExcluir

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in