Destaques

9 de abr. de 2017

Simon Fraser: o último homem a ser decapitado


Um retrato de Simon Fraser na época de sua captura


Rapidamente conhecido como o avô de Jamie Fraser em Outlander, Simon Fraser, o 11º Lorde de Lovat, foi o último homem a ser decapitado no Reino Unido. Ele foi condenado por seu papel nos levantes jacobitas de 1746. Vivendo uma vida colorida, Simon Fraser nasceu em 1667, sua principal preocupação era ser o sucessor do título de Lorde Lovat de Hugh Fraser, chefe do clã dos Frasers.


                               
Enquanto o castelo original de Dounie foi destruído pelos casaca-vermelhas , Simon Fraser, 15º Lorde Lovat fundou o castelo Beaufort no mesmo lugar.


Simon tinha a impressão que o modo de Hugh de liderar o clã parecia fraco em relação ao crescente clã MacKenzie. Quando Hugh faleceu, Simon decidiu que a melhor forma de assegurar seu domínio seria casar-se com sua herdeira- a filha de Hugh, Amelia. Mas o tio de Amelia tinha outros planos- ele casou a sobrinha com Alexander MacKenzie, herdeiro de Lorde Saltoun. Em resposta, Simon Fraser forçou a mãe dela- também chamada Amelia- a casar-se com ele e consumou a cerimônia, estuprando-a. Com um preço em sua cabeça agora, Simon fugiu para França, por onde ele caminhou nos círculos jacobitas. Tendo sido concedida uma audiência com o Rei Louis IX, Simon declarou seu suporte à causa jacobita e à restauração do rei Stuart ao trono escocês, concordando em ajudar no levante de 1715.

Entretanto, seu principal objetivo era reivindicar o seu domínio, e como alternativa agiu como um agente duplo, informando James, 2º Duque de Queensberry e o representante da rainha escocesa acerca do levante iminente. A notícia de Simon estar de volta na Grã-Bretanha se espalhou, e ele escapou da França, para esperar e ver se seus crimes seriam perdoados.

Mas quando a Corte Francesa descobriu sobre sua traição, Simon foi sentenciado a uma vida de exílio. De volta à Escócia, muitos poucos Lairds Frasers tinha aceitado Alexander MacKenzie como seu chefe, então vários homens foram à França para restabelecer Simon. Infelizmente para ele, Alexander foi apanhado no lado perdedor do levante de 1715 e foi condenado a prisão. Simon recebeu um perdão total por sua ajuda e o título de Lorde Lovat foi restaurado para ele em 1716. Seu casamento anterior foi esquecido e Simon Fraser, Lorde Lovat, casou-se com Margaret Grant, tendo com ela cinco filhos, dois dos quais eram meninos, garantindo o domínio de sua família na propriedade.

Através de tudo isso, e apesar de sua traição, Simon sempre alegou ter simpatias jacobitas. Quando em 1745, o levante aproximou-se, Simon estava inseguro em qual lado unir-se, mesmo depois de seu filho de dezenove anos ter juntado um grupo de homens do clã para apoiar o “Bonnie Prince”. O governo foi ficando cada vez mais impaciente com a falta de apoio de Simon para algum lado e ordenou sua presença em Inverness, onde ele foi rapidamente confinado a sua casa. Escapando através de uma passagem secreta, Lorde Lovat declarou oficialmente seu suporte à causa jacobita, e seus homens foram lutar na batalha. Combatendo nas linhas de frente, o clã Fraser foi dizimado em Culloden Moor. Lorde Lovat escapou para as Highlands, apenas um dia depois do “Bonnie Prince”, após sua casa - Castelo Dounie- ter sido saqueada e queimada pelos casacas-vermelhas.
Simon foi eventualmente preso pelos casacas-vermelhas em Loch Morar, enquanto tentava arranjar transporte de volta para França e foi levado a Londres para julgamento. Sofrendo de gota e artrite, em sua idade avançada de setenta anos, Simon foi julgado durante seis dias, tendo recebido um veredito de culpado. Originalmente, Lorde Lovat foi sentenciado a ser enforcado, afogado e esquartejado- a punição típica para a traição.



Mas o rei teve misericórdia de Simon e permitiu que ele simplesmente fosse decapitado em vez disso. No dia 09 de abril de 1747, muitos espectadores chegaram na Tower Hill para assistir a sua execução- tantos, de fato, que um suporte de madeira que segurava espectadores desabou e matou nove pessoas- para o entretenimento de Lovat.  Disseram que ele manteve seu senso de humor até o fim. Foi dito que entre suas últimas palavras havia uma fala de Horácio “Dulce et decorum est pro patria mori”, que significa “é belo e nobre morrer pela pátria”. E quando a lâmina caiu, Simon Fraser, Lorde Lovat, tornou-se o último homem da Grã-Bretanha a ser executado por decapitação.



Artigo Original por Scotsman Traduzido e adaptado por Outlander Brasil

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Li e reli a história da Escocia, da realidade a Série Outlander,fantástica versão da batalha final Culoden,sendo os ingleses vitoriosos pelas armas.

    ResponderExcluir

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in