Destaques

28 de dez. de 2017

As mulheres reais de Outlander: Marie Louise de La Tour d'Auvergne

As mulheres reais de Outlander : Marie Louise de La Tour d’Auvergne


Contém spoilers da segunda temporada/segundo livro

Trazida de volta à vida em ficção


A série de TV “Outlander” da Starz é de longe um dos maiores sucessos da televisão nos últimos anos. A série é baseada nos livros de Diana Gabaldon e conta a história da enfermeira da segunda guerra mundial Claire, que acidentalmente viaja pelo tempo e acaba na Escócia no meio do século XVIII. Os livros de Diana Gabaldon são imensamente populares – também porque ela inclui eventos e pessoas históricas reais. Podendo ser Charles Edward Stuart, o pretendente ao trono britânico, ou Louise de Rohan, a amiga parisiense de Claire. Louise introduz Claire à sociedade parisiense e até mesmo ao rei. No momento em que Claire luta com o nascimento da sua filha natimorta, ela está lá para ajudá-la. Ela também é retratada como a amante de Charles Edward Stuart.


Realidade

A verdadeira Louise de Rohan nasceu em 15 de Agosto de 1725 em Paris como Marie Louise Henriette Jeanne de La Tour d’Auvergne. Seus pais foram Charles Godefroy de la Tour d’Auvergne (1706–1771), Duque de Bouillon, e Maria Karolina Sobieska, filha do rei da Polônia. De início, ela deveria tornar-se a esposa de Honoré III de Mônaco. Entretanto, os planos da família mudaram. Quando ela estava com dezessete anos, ela casou-se com Jules Hercule Mériadec de Rohan, príncipe de Guéméné, no dia 17 de fevereiro de 1743. Dois anos depois ela deu a luz a um filho. Em 1746, ela sofreu de varíola, mas sobreviveu. 

O caso com o “bonnie prince Charles”

Seu marido estava longe a maior parte do tempo, visto que ele era membro do exército francês lotado nos Países Baixos (Holanda). Em 1747, ela conheceu seu primo Charles Edward Stuart, e eles se apaixonaram um pelo outro. Começaram um caso que eles precisavam manter em segredo. Embora o adultério fosse amplamente aceito na alta sociedade, tinha que ser mantido em segredo. Era especialmente difícil para Louise, uma vez que sua sogra sempre a vigiava. Charles e Louise comumente escapavam da vigília da mulher à meia-noite, mas o caso teve suas consequências: primeiramente, a sogra de Louise uma vez chamou a polícia para impedi-la de ver Charles novamente. Em segundo lugar, Louise engravidou.


Para esconder o escândalo, Louise tentou seduzir seu marido para fazê-lo acreditar que ele era o pai da criança. Para salvar o nome da família da ruína, seu sogro e sogra forçaram-na a escrever uma carta para Charles a fim de acabar com o caso. Marie Louise, entretanto, ameaçou se matar se eles não permitissem que ela o visse novamente. Charles continuou visitando a família, mas ele já havia achado um novo amor: Clementina Walkinshaw.


Em 28 de julho de 1748, Louise deu à luz ao filho do amante. O menino, Charles Godefroi Sophie Jules Marie de Rohan, foi aceito como um membro legítimo da família Rohan, mas morreu cinco meses depois. A sogra de Louise informou ao pai de Charles sobre o nascimento do seu neto. É desconhecido o que o próprio Charles teve a dizer sobre o filho.


Vida posterior

Após a perda do amante e do filho, sua vida mudou drasticamente. Ela tornou-se uma esposa fiel e mais tarde trabalhou como governanta das crianças reais. Era conhecida por seus bailes e festas luxuosos, e logo o casal estava profundamente endividado. Em 1783, a dívida deles atingiu 33 milhões de francos. Ela teve que desistir de sua posição na corte, e seu marido não era mais igualmente bem-vindo lá. Entretanto, seu casamento parece ter sido feliz no final.  Não há clara evidência quanto à data de sua morte. Contudo, a maioria dos especialistas acredita que ela tenha se tornado uma vítima da revolução francesa e morrido em 1793 da mesma maneira que a Rainha Marie Antoinette: pela guilhotina. Ela foi enterrada no convento Feuillant, junto com seu segundo filho.


Louise “retornou à vida” em 2016 quando a segunda temporada de Outlander foi lançada. A atriz francesa Claire Sermonne interpreta a amiga engraçada e amparo da protagonista Claire Fraser. Seu retrato de Louise fez uma mulher extraordinária ser conhecida por um público mais amplo. Embora Outlander seja ficção e goste de brincar com fatos históricos, isso mostra que tipo de vida Louise deve ter tido. O que ela sabia e via, o que ela acreditava, e quem ela amava.


Artigo traduzido de History of Royal Woman




Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in