Destaques

30 de abr. de 2020

Brianna e Stephen Bonnet – Para Diana Gabaldon foi um ato “misericórdia” e não de vingança


Brianna e Stephen Bonnet em Outlander – eis o porquê de Diana Gabaldon dizer que foi um ato de “misericórdia” e não de vingança


Este artigo contém spoilers da 5º temporada.



Agora que Jamie Fraser (Sam Heughan) se recuperou da picada de cobra com a sua perna e a saúde intactas, graças às mulheres em sua vida – Claire (Caitriona Balfe) fez a penicilina e Brianna (Sophie Skelton) inventou uma seringa funcional – seus pensamentos mais uma vez estão concentrados na importante tarefa em questão: capturar e matar Stephen Bonnet (Ed Speleers) no episódio 10 da quinta temporada de Outlander.

Stephen Bonnet é um homem mau”, diz a autora de Outlander, Diana Gabaldon, com exclusividade ao Parade.com. “Toda a família Fraser/MacKenzie o quer morto. Então, quando ele finalmente é capturado ... quem tem o privilégio de matá-lo?

A lista de pessoas que querem Bonnet morto é longa, e o clã Fraser/MacKenzie está nela por um bom motivo. Ele roubou Jamie e Claire – levando tudo o que eles tinham – depois que eles o salvaram da forca. Roger (Richard Rankin) teve que assistir Bonnet jogar mulheres e crianças ao mar para deixar que elas se afoguem em sua jornada para o Novo Mundo. E ele estuprou Brianna.

“O motivo de Brianna é, sem dúvida, o mais forte”, continua Diana. “Ainda assim, seu pai do século 18 e o marido que está se adaptando ao século 18 querem fazer isso por ela, por acharem que matar alguém a sangue frio não é algo que uma jovem de boa família devesse fazer. A menos que ela realmente queira, é claro ... nesse caso, ela tem todo o direito de cortar a garganta dele, esfaqueá-lo na barriga ou, caso contrário, dar cabo dele de acordo com a sua vontade.”

Jamie fica surpreso quando Roger insiste em acompanhá-lo a Wilmington para fazer parte da armadilha que eles armaram para o pirata, e o Jovem Ian (John Bell) também concorda em participar da farsa – vestindo-se como Alexander Malcolm, o comerciante que supostamente está lá para fazer um negócio – para atrair Bonnet.

“Bree tem seus valores do século XX firmemente sob controle e entende seus protetores masculinos o suficiente para saber que, embora eles certamente matariam por ela, fazê-lo seria difícil para eles – se não for tão difícil quanto seria para Stephen Bonnet”, continua Diana.

Infelizmente, o plano para capturar e matar Bonnet dá errado quando Bonnet vê Claire e Brianna em Wilmington, pois ele envia seus homens para se encontrar com Alexander Malcolm, e ele segue Claire e Bree até a praia, onde ele dá um soco em Claire deixando-a inconsciente e sequestra Brianna.

É aqui que as coisas ficam interessantes, porque na mente de Bonnet, ele realmente acredita que o destino continua aproximando ele e Brianna – ele não entende que ela não vai superar o fato de que ele a estuprou porque ele não acredita que foi estupro – e ele acha que eles podem ter um futuro juntos com Jemmy em River Run, o que Jemmy herdará com a morte de Jocasta (Maria Doyle Kennedy), um acontecimento que Bonnet, é claro, ajudará a antecipar.



Brianna entra no jogo de Bonnet, na esperança de dar tempo suficiente à sua família para salvá-la, e ela quase consegue convencer Bonnet que ela concorda com seu plano, mas então ele pede que ela o beije. Brianna faz o melhor que pode, mas o seu melhor não o engana, e ele está determinado a pegar Jemmy sem ela.

Enfurecido por seu plano ter dado errado, Bonnet decide vender Bree como escrava ao capitão de um navio e eles estão caminhando pela praia para Bonnet receber seu pagamento, quando Jamie, Roger, Claire e Ian chegam e o capturam, com Roger sendo aquele que o derrota. Mas daí, é Brianna que decide que ele deve ser entregue às autoridades, esperando que o governador Tryon (Tim Downie), mesmo estando agora em Nova York, garanta que Bonnet seja punido por seus atos. Afinal de contas, Tryon deve muito a eles por quase ter matado Roger por engano.

“Brianna entende (conscientemente ou não) que uma razão importante para a existência do governo é que ele assume uma identidade coletiva impessoal para a administração da justiça”, diz Diana. “Portanto, a justiça pode ser feita, mas sem o dano, a angústia ou o sentimento de culpa que podem resultar do fato de uma única pessoa ser obrigada a ordená-la. O governo nas colônias está começando a desmoronar, mas há muitos tribunais locais para condenar Stephen Bonnet sem demora – por pirataria.”

E é aqui que ocorre outra reviravolta interessante. Enquanto ele a mantinha presa na ilha, Bonnet confessou a Brianna seu medo mais profundo: o de se afogar. Ele disse a ela: “O mar está faminto por almas.” E a sentença de morte por pirataria na Carolina do Norte exige que o pirata seja amarrado a uma estaca no rio de marés para se afogar lentamente à medida que a maré sobe, proporcionando assim um espetáculo edificante para o público e possivelmente – um aviso para outros piratas.

“Ao longo das duas últimas temporadas, Stephen Bonnet disse a Claire e Brianna que ele tem um medo mortal de se afogar e sempre teve um pressentimento de que morreria dessa maneira. Agora, todos os seus medos se tornaram realidade”, destaca Diana.

À medida que a maré sobe, a multidão na praia se dissipa e, no final, vemos apenas Roger com Brianna, que está segurando um rifle.

“No entanto, Brianna não é uma mulher vingativa, e ela ouviu seu pai quando ele lhe disse que a única forma de fazer as pazes com o que havia acontecido com ela era encontrar uma maneira de perdoar”, acrescenta Diana. “Ela pretendia fazer isso, ela foi até a prisão para lhe contar sobre o bebê, mas não funcionou exatamente como ela esperava. Agora ela vai para o rio com um rifle nas mãos, sabendo que ela é a única pessoa no mundo para quem essa morte não é vingança, mas misericórdia.”

Quando ela mata Bonnet com um único tiro na cabeça, Roger se vira e lhe pergunta: “Foi por misericórdia ou para ter certeza que ele está morto?”

Então, foi por misericórdia? Você decide.



Artigo original de Paulette Cohn, traduzido pela equipe Outlander Brasil

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

© Lallybroch – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in